top of page
  • Foto do escritorPablo Albarracin

Como Construir Times de Alta Performance


Quantas vezes nos deparamos com equipes que enfrentam desafios, mas parecem estar presas em um ciclo incessante de inércia ou soluções superficiais?

Se você já se viu nessa situação, saiba que não está sozinho. Ter um time capaz de alcançar alta performance na resolução de problemas é mais do que uma vantagem competitiva nos dias de hoje; tornou-se uma necessidade crucial para a sobrevivência das empresas em um mercado em constante mutação.


 Durante vários anos, tive o privilégio de liderar a construção de times de alta performance que enfrentaram desde crises de produtos contaminados até a revitalização completa de fábricas.

Essa jornada me revelou 5 aspectos fundamentais para impulsionar o sucesso em empreendimentos desafiadores.

  •  Passo 1 - Porporcione um Propósito Significativo:


Atribuir um propósito que conecte cada membro da equipe ao trabalho que realizam é fundamental. Quando todos compreendem o impacto presente e futuro dos resultados esperados, e percebem como esses resultados afetam diversos aspectos (econômicos, sociais e de desenvolvimento profissional), isso confere significado ao esforço, alimentando a motivação, a dedicação e o senso de pertencimento que fortalece o time de forma exponencial.

Uma meta já não é apenas um número; ela passa a ser a promessa de um futuro mais robusto

📌Ao nos propormos a aumentar o OEE (Overall Equipment Effectiveness ou Eficácia Global) das fábricas no Brasil em 6 pontos percentuais, estávamos garantindo não apenas a rentabilidade do modelo de negócio, mas também a presença dos nossos produtos no mercado e o avanço em nossas carreiras. Esta meta representava um contexto muito maior do que um simples número; era a garantia de um futuro promissor, resultando em um OEE de 79,2%, um marco que ultrapassou os 73,6% anteriores.


  •  Passo 2 - Crie um Ambiente Diverso e Seguro:


 Fomentar um ambiente seguro para uma equipe diversa vai além das especialidades; trata-se de acolher diferentes experiências e personalidades. Times de sucesso abraçam cientistas e xamãs, heróis e inocentes, colaboradores e questionadores para garantir uma perspectiva abrangente e ideias disruptivas, sem receio de julgamentos.

 A mudança rumo a resultados disruptivos requer inovação, algo viável apenas em ambientes que incentivam a criatividade

📌Quando reconhecemos a necessidade de transformar a segurança das operações no Brasil, formamos um time corajoso o suficiente para inovar na cultura. Foi uma equipe diversificada que deu vida ao programa "Vitaminas da Segurança", possibilitando a redução do Índice de Frequência Incapacitante (IFI) de 8,86 para 2,9 (70% de redução)


  •  Passo 3 - Fomente uma Dinâmica de Aprendizado Contínuo:


Estimular a aprendizagem constante não se restringe apenas a métodos e ferramentas, mas também à análise dos erros como trampolins para a descoberta. Cultivar a autonomia para encontrar as melhores soluções, onde as ferramentas são meios para atingir objetivos, não os objetivos em si, é a essência deste passo.

📌Quando enfrentamos uma crise de qualidade inesperada em um de nossos produtos-chave, convocamos um time multidisciplinar para solucionar o problema. Contudo, incentivamos a equipe a não se limitar ao conhecimento atual, encorajando-os a experimentar e criar soluções revolucionárias. O objetivo era não apenas evitar a recorrência do problema, mas também elevar o padrão do produto.

 Embora eu já não faça mais parte dessa empresa, é gratificante testemunhar o produto nas prateleiras, ostentando qualidade superior ao líder de mercado e sendo comercializado a um preço superior.


  •  Passo 4 - Dê Visibilidade ao Trabalho da Equipe:


Proporcionar visibilidade ao trabalho do time em toda a organização é fundamental. Estabelecer claramente a missão do equipe e o impacto positivo que terão no trabalho e nos resultados de cada área da empresa facilita a colaboração multidisciplinar e transversal.

 📌Quando decidimos que a qualidade dos nossos produtos seria uma alavanca estratégica para o crescimento no mercado brasileiro, adotamos uma estratégia de comunicação focada não apenas na retórica da qualidade para o negócio, mas principalmente nos benefícios tangíveis para cada setor da empresa. Isso se traduziu em simplificação de processos, redução de atividades, inspeções e retrabalhos, aumento da produtividade, eficiência e otimização de recursos, entre outros ganhos.

 Tenho convicção de que sem essa abordagem de comunicação, que gerou sinergias inesperadas, não teríamos alcançado a redução expressiva das reclamações totais de nossos clientes, diminuindo de 14,7 ppm para 3,03 ppm (80% redução).


  •  Passo 5 - Defina Requisitos de Forma Clara:


A qualidade da entrega de qualquer time está limitada por três restrições básicas: tempo, custo e abrangência. Definir claramente quais são os requisitos que uma entrega de qualidade superior deve ter é fundamental para o time fazer o melhor uso dos seus recursos.

📌Um exemplo disso se deu quando num momento de crise energética, definimos prioritário reduzir o consumo de energia elétrica, o requisito para o sucesso era obter uma economia de 10% em KWh/Tn. A forma de alcançar e a abordagem ficava na definição do time, mas deixando claro também que nesse momento o plano não se resumisse em troca de luminárias ou equipamentos, o que permitiu que o time fizesse uma abordagem integral de aumento de eficiência produtiva e redução de perdas de equipamentos, alcançando a meta estabelecida, redução de 425,5 Kw/Tn para 385,6 Kw/Tn (10% redução). O paradigma de "mais rápido, mais barato, melhor" é possível desde que o time esteja focado no que é importante.





💭Embora esses passos possam parecer simples, garantir sua aplicação requer um mindset de crescimento, com um esforço significativo para abandonar o controle excessivo e o micro gerenciamento, apostando na delegação de responsabilidades e confiança.

Comente sobre sua experiência na formação de equipes de alta performance ou compartilhe quais são os desafios que você enfrenta atualmente. Vamos juntos transformar desafios em oportunidades de crescimento!

 

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page